domingo, 17 de fevereiro de 2008

"casamento-pipoca"


Apesar das más línguas (mal-casados, descasados e congêneres...) insistirem em tratar o casamento como uma instituição falida, casar nunca sairá de moda. Nas telonas dos cinemas, então... casar sempre está em alta!

O casamento é um assunto bastante explorado pela indústria cinematográfica do mundo inteiro. Seja em Holywood ou em Bollywood*, toda temporada, lá está o bendito casamento como tema central de um belo(?) filme de amor (ou horror...). Vira e mexe, entra um em cartaz e atrai às salas de exibição milhares de expectadores de todas as idades e com os mais variados perfis.

Talvez seja exatamente esse retorno do público que ainda motive tantos cineastas a investir na temática e a apostar em roteiros, que, por vezes, não passam de meros “clichês”, e, mesmo assim, ainda dão o que falar. Parece que, para sétima arte, casamento é ‘fundamental’.... Sorte nossa (noivas!), que temos mil e um motivos a mais para irmos ao cinema!!!

*Indústria de cinema da Índia, um dos maiores pólos produtores de filmes do mundo. Mais informações sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_da_Índia


> Como boa “noiva-cinéfila” que sou, separei uma listinha de filmes sobre casamento que, nesse período de preparativos e sensibilidade à flor da pele, podem nos ser inspiradores, calmantes, relaxantes, contagiantes e – por que não?! – irritantes... Rsrsrsrs!

A família da noiva
Afinado no amor
American Pie – O casamento
Aniversário de casamento
A Noiva cadáver
A Noiva perfeita
Antes só do que mal casado
As Bodas
A sogra
Até que o casamento os separe
Augusto Aníbal quer casar
Casamento à italiana
Casamento arranjado
Casamento grego
Casamento indiano
Casamento ou luxo?
Casos e casamentos
Cerimônia de casamento
Cristina quer casar
Depois do casamento
Diário de Princesa 2 – O casamento real
Do Rio a São Paulo para casar
Festa de casamento
Licença para casar
Mamãe quer que eu case
Meu primeiro casamento
Minha filha quer casar
Muito bem acompanhada
Noiva em fuga
Noivo em fuga
Noivo neurótico, noiva nervosa
O banquete de casamento
O casamento
O casamento de Louise
O casamento de Maria Braun
O casamento de Muriel
O casamento de Romeu e Julieta
O casamento de Tuya
O casamento do meu melhor amigo
O casamento dos meus sonhos
O filho da noiva
O pai da noiva
O pai da noiva 2
O padrinho de casamento
Os noivos de mamãe
Penetras bom de bico
Quatro casamentos e um funeral
Quero casar-me contigo
Separados pelo casamento
Sete noivas para sete irmãos
Sua Alteza quer casar
Uma loucura de casamento
Um casamento de alto risco
Um casamento original
Um homem de família
Vestida para casar (em cartaz nos cinemas de Fortaleza!)

4 comentários:

Eliza Leopoldo disse...

Pois é, o casamento não é uma instituição falida, somos a própria revolução!
Só um adentro, você poderia ter incluido O Sorriso de Monalisa, que traz, entre outros temas, a mulher preparada para casar, para o lar, criar filhos e cuidar do marido. Como muitas optaram por não querer mais isso, e outras por "eu posso não querer, mas eu quero". Uma das cenas que mais gosto é quando a personagem Joan abdica da carreira de advogada e de Harvard porque é o que ela quer. A cena também que a personagem da Kirsten Dunst desiste do seu casamento ilusório e vai dividir o apartamento com a amiga "à vanguard". Óbvio que a temática do filme não é casamento, mas mulheres, sensibilidade e escolhas. E apesar de não ser o tema, tem tudo a ver ^^.

E eu fiquei com vontade de escrever sobre, agora.
Hug.

Anônimo disse...

Eu já vi esse filme O Sorriso de Monalisa. É ótimo!!!! E a Júlia Roberts fez bonito no papel! ;-)

Escreve! Escreve! Escreve!!! Escreve que eu quero ler! ;-)

Abraço!

Eliza Leopoldo disse...

Olá,
Texto feito, texto postado, e com referências a este cantinho lindo!
Hug.

Unknown disse...

Oi,

Faltou acrescentar na lista o filme "O casamento de minha namorada".

bjs